Acesso ao projecto Lisbon Pre-1755 Earthquake no Kitely

Lisbon Pre 1755 Earthquake

Muito obrigado pelo seu interesse em visitar o estado do projecto City & Spectacle: A Vision of Pre-Earthquake Lisbon, promovido pelo CHAIA/Universidade de Évora com conteúdo digital desenvolvido pela Beta Technologies.

Estas instruções deverão familiarizá-lo com o processo de registo e instalação para que possa visionar o ambiente 3D, actualmente alojado pela empresa israelita Kitely, utilizando a plataforma OpenSimulator (versão open source compatível a nível do viewer com Second Life®).

Termos e Condições

Todo o conteúdo digital é propriedade do CHAIA/Universidade de Évora e/ou da Beta Technologies e não pode ser utilizado para outros fins que não os de mero visionamento. A utilização de imagens a partir do conteúdo visionado segue a legislação internacional em vigor que protege os direitos de cópia e distribuição de conteúdo digital: pode utilizá-las para ilustrar artigos ou críticas, ou em trabalhos académicos ou escolares. Se necessitar de outro tipo de utilização do conteúdo digital, ou se tiver interesse em participar no projecto de investigação, por favor contacte-nos.

Aplicam-se, para além do exposto, todos os termos e condições da empresa Kitely Ltd.

Os modelos desenvolvidos representam o estado actual de um projecto de investigação que se encontra ainda em desenvolvimento. Deve assim ser entendido como uma demonstração das potencialidades da tecnologia de modelação 3D aplicada à investigação histórica e não como um modelo definitivo.

Tanto o CHAIA, como a Beta Technologies, não poderão disponibilizar suporte técnico à instalação, configuração e utilização do viewer, seja por via telefónica, email, ou no mundo virtual. Se dominar bem a língua inglesa, ao registar-se com o Kitely, poderá obter algum apoio técnico por parte desta empresa no caso de ter dificuldade em instalar a aplicação que permite o visionamento do conteúdo (viewer), ou em ligar-se. A empresa Kitely, contudo, não poderá  ajudá-lo no que respeita a aspectos específicos do conteúdo visionado.

O acesso ao conteúdo no Kitely requer uma ligação de banda larga com todas as portas desbloqueadas para o exterior, assim como uma instalação prévia de uma aplicação de visionamento. Se pretender aceder através dos sistemas utilizados no ensino secundário e superior em Portugal, poderá ter dificuldades devido à política de utilização da rede informática imposta por muitos administradores destes sistemas. As ligações via rede móvel ou mesmo wireless não são recomendadas. Embora esta tecnologia possa ser usada em computadores com mais de seis anos sem qualquer problema, recomenda-se, no entanto, a utilização de um equipamento relativamente recente, dadas as exigências em termos gráficos. Pode consultar aqui os requisitos mínimos e recomendados. A aplicação funciona em Windows, Mac OS X e Linux.

Nem a Beta Technologies, nem o CHAIA, são parceiros da empresa Kitely Ltd. ou têm qualquer relação privilegiada ou especial com esta empresa. A Beta Technologies reserva o direito de terminar o acesso ao conteúdo sem aviso prévio.

Acesso pela primeira vez ao conteúdo no Kitely

Este pequeno tutorial pressupõe que nunca se tenha ligado nem ao Second Life®, nem a nenhuma grid OpenSimulator, nem ao Kitely.

  1. Instale a aplicação de visionamento de conteúdo 3D Firestorm Viewer, que pode ser descarregada aqui: http://www.firestormviewer.org/downloads/
  2. Escolha a opção apropriada para o seu sistema operativo (Windows, Mac ou Linux).
  3. De entre a selecção de versões disponíveis, escolha a que diz For SL & Opensim 32bit ou 64bit, consoante o seu sistema operativo for de 32bits ou 64bits (os utilizadores Mac só têm a opção 64bit).
  4. Instale a aplicação e deixe-a aberta (nota: em ambiente Mac OS X,da primeira vez que correr esta aplicação, vai precisar de fazê-lo a partir da pasta de aplicações, clicando com o rato do lado esquerdo ou Option-click, seleccionar Open e autorizar que esta aplicação possa correr sempre).
  5. Depois abra o seu browser na seguinte página do Kitely: http://www.kitely.com/virtualworld/Jeff-Bush/Lisbon-1755

    Kitely-login

  6. Carregue no botão azul que diz Login. Deverá surgir a seguinte página:Kitely-login-popup-emptyAo carregar no botão Facebook ou Twitter, irá necessitar de se autenticar, respectivamente, com estes serviços. Se não for um utilizador registado de nenhum destes serviços, a alternativa é clicar no link para registo via email (Create a new account). Necessitará de mais um passo até que o seu endereço de email seja verificado, e poderá escolher, no passo seguinte, o nome do seu avatar e a senha que pretende usar com o Kitely.
  7. Se usar a autenticação via Facebook, vai surgir a habitual janela a pedir autorização para ceder parte dos seus dados de autenticação ao Kitely:Authorize-Facebook
  8. Após a respectiva autenticação, o seu utilizador no Kitely será imediatamente criado, e surgirá a seguinte caixa (no exemplo, foi usada a autenticação via Facebook):Create-Accont-Facebook
  9. Se a autenticação funcionou, o nome é pré-escolhido pelo Kitely, e é necessário apenas criar uma nova password (nota: não usar a mesma password que a do Facebook/Twitter/Email! Deve ser uma password completamente distinta destas), que será usada mais tarde para a autenticação via a aplicação de visualização (viewer).
  10. Se fizer a autenticação via Twitter:Authorize-Twitter
  11. Neste caso, o Kitely só irá preencher parcialmente os dados (pode escolher o nome do seu avatar) e necessita do seu email para confirmação posterior:
    Create-Account
  12. No passo seguinte, o Kitely irá então enviar-lhe um email de confirmação, com um link no qual deverá clicar.
  13. Após esta fase, o seu registo no Kitely está completado, e não precisará de voltar a repetir estas operações:

Entrar no mundo virtual Kitely (após registo de utilizador)

  1. Seleccione a grid Kitely. A imagem de fundo deverá mudar para confirmar que vai efectuar uma ligação à grid Kitely:Firestorm-Confirmar-Grid-Seleccionada
  2. No seu browser, confirme que ainda está ligado à seguinte página: http://www.kitely.com/virtualworld/Jeff-Bush/Lisbon-1755:Kitely-visitar-lisboa-1755
  3. Agora carregue no botão Enter World.
  4. Surge uma caixa a confirmar os dados que necessita para visitar o mundo virtual, nomeadamente o nome e a password de acesso ao Kitely (se já se esqueceu da mesma, pode ainda mudá-la, clicando em Change Password).Kitely-Start-Viewer
  5. Carregando em Close esta janela desaparece e surge a indicação Start your Viewer no local onde dantes estava o botão Enter World.
  6. Volte agora ao Firestorm Viewer.Firestorm-Confirmar-Grid-Seleccionada
  7. Coloque os dados (primeiro e último nome que surgiu ou que escolheu durante a fase de registo, separados por um espaço) e a password que escolheu anteriormente. Note que se o seu login no Facebook/Twitter tiver caracteres acentuados, estes deverão ser substituídos por caracteres sem acentos.
  8. De notar que se não fizer o login a partir do viewer num espaço de dois minutos, o Kitely assumirá que perdeu o interesse em visitar este ambiente, e irá desactivá-lo. Terá de voltar de novo à página http://www.kitely.com/virtualworld/Jeff-Bush/Lisbon-1755 e carregar em Create World uma vez mais.
  9. Depois de efectuar o login no viewer, o processo de carregamento do conteúdo inicial no viewer pode levar alguns minutos.Se é a primeira vez que utiliza esta tecnologia de mundos virtuais, é importante compreender que, ao contrário de jogos de computador, o conteúdo não está no seu computador, tem de ser descarregado remotamente antes de poder ser visualizado. À medida que irá visitando mais áreas no mundo virtual, o viewer irá constantemente requisitar objectos dos servidores, que serão «construídos» à sua frente à medida que passa por eles. Os objectos recebidos são depois arquivados localmente no disco do seu computador.Firestorm-loading
  10. Da primeira vez que se ligar, o seu avatar irá aparecer do lado ocidental do Terreiro do Paço.Firestorm-logged-in_001O avatar é escolhido automaticamente e pode ser completamente modificado e personalizado, mas essas explicações estão para além do âmbito deste documento.
  11. Se voltar ao browser, verá que este mudou agora para:Kitely-You-are-connected
  12. Quando se desligar do viewer, voltará à pagina inicial. Também pode desligar o seu acesso ao mundo virtual Kitely a partir do browser (útil se o Firestorm crashou, por exemplo).

Pode explorar gratuitamente todos os mundos no Kitely cujo acesso assim o permita. No entanto, grande parte dos mundos são de acesso pago. Ao criar o seu avatar, terá 360 minutos de acesso gratuito para testar o Kitely. Estes minutos são oferecidos apenas na altura do primeiro registo e não são renováveis; qualquer acesso para além do período inicial é pago.

Relembramos que não temos qualquer relação de parceria com o Kitely, pelo que não poderemos ajudá-lo se necessitar de fazer um upgrade à sua conta gratuita para poder usufruir de mais tempo.

Beta Technologies — Architects of the Virtual World — Developing for Second Life since 2007